Sunday, September 24, 2006

ESTRANHAS PROFECIAS

Christina Fontenelle
25/09/2006
Lula está cego. Bem, cego, não - o problema é que ele só enxerga uma coisa: a sua reeleição pra a Presidência da República, custe o que custar! O gênio que bolou a capa da resvista Veja desta semana traduziu muito bem essa situação.
No caso do dossiê Vedoin, Lula tenta fazer com que pareça que ele não teria feito nada, simplesmente porque a sua candidatura seria a mais prejudicada. Quando não deu mais para esconder a participação de pessoas muito ligadas ao presidente no episódio da compra e da divulgação, pela revista IstoÉ, do dossiê Vedoin, ele passou a dizer que os "companheiros" erraram. Agora, como esse argumento já está meio desgastado, Lula tira da cartola uma comparação com Jesus Cristo, dizendo-se traído, assim como Jesus o foi, por Judas. É o máximo do cinismo, do egocentrismo e da megalomania!
O plano para a compra e para a ocultação dos nomes de petistas citados no dossiê Vedoin não foi feito para ser descoberto. Na verdade, o advogado petista Gedimar Pereira Passos foi flagrado com o petista Valdebran Padilha por acaso. Desta vez, os próprios petistas foram pegos e confessaram a armação. Segundo eles, o dossiê continha informações – algumas delas já confessadamente falsas sobre o PSDB e também (agora se sabe) sobre petistas envolvidos com a Máfia das Sanguessugas). A ideia era divulgar, através da imprensa, apenas as informações que poderiam ser usadas para incriminar, entre outras pessoas, principalmente o candidato ao governo de São Paulo, José Serra. Não havia informações contra Geraldo Alckmin, a não ser uma fotografia que em si não significava absolutamente nada. Pelo menos é o que se sabe até agora.

Entretanto, a intenção era fazer com que o “escândalo” abalasse sim a candidatura do candidato do PSDB à presidência. Quem deu essa dica foram os próprios Lula e José Dirceu. O presidente, ao declarar, na entrevista que concedera ao Jornal da Band, na noite de 15/09/2006, 12 dias antes da publicação da IstoÉ (27/09), que viria a falar sobre o envolvimento de Serra com a máfia dos sanguessugas, quando disse que era bom esclarecer que muitos dos crimes que estão sendo esclarecidos, hoje, pela PF, são de investigações que já estão sendo feitas há muito tempo – e não apenas de seu governo em diante. Estava preparando caminho e se eximindo de qualquer envolvimento com as investigações que viriam a ser conhecidas pelos brasileiros, depois que a IstoÉ chegasse às bancas.

José Dirceu, por sua vez, não foi ele mesmo um profeta, mas avalizou os comentários proféticos do internauta Samuel Rocha Marinho, que, após ver nota no blog do Noblat, falando sobre a reportagem de capa da IstoÉ, que traria denúncias contra José Serra, escreveu para Dirceu, fazendo previsões sobre as conseqüências que a publicação poderia trazer para as candidaturas não só de Serra mas também de Alckmin. É aí que se revela a verdadeira profecia do comentarista do Blog do Dirceu. Vejam a seqüência:

Nota do BLOG do Noblat:

14/09/2006 ¦ 21:12

Vedoin diz que pagou propina a Serra


Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam e chefe da Máfia dos Sanguessugas, deu entrevista que ocupará sete páginas da próxima edição da revista ISTOÉ. Ele disse que pagou propina a José Serra, na época ministro da Saúde, e a Barjas Negri, secretário-executivo do ministério, para que liberassem grana destinada à compra superfaturada de ambulâncias. A grana era repassada para os dois pelo empresário do ramo da construção civil Abel Pereira, de Piracicaba, São Paulo. Vedoin apresentou cópias de 15 cheques que diz ter passado para Pereira. E citou o nome de duas empresas nas contas das quais depositou dinheiro a pedido de Pereira: Kanguru, uma factoring de São Paulo; e Datamicro, empresa da área de informática de Governador Valadares, Minas Gerais.

Nota do BLOG do Dirceu:

IstoÉ pode trazer má notícia para os tucanos

Do comentarista Samuel Rocha Marinho, ontem à noite, aqui no blog: "Deu no
Noblat: IstoÉ trará a seguinte manchete neste final de semana – Vedoin diz que pagou propina a Serra. Se a notícia for verdadeira, será a 'pá de cal' na candidatura do Chuchu; já não digo o mesmo em relação ao Serra, pois a distância dele para o Mercadante ainda é muito grande. Tenho uma sugestão em relação à campanha de Lula: não explorar o fato inicialmente. Deixar que a imprensa se manifeste. Guardar este trunfo para daqui a alguns dias, dependendo do comportamento do Chuchu. Eu acho que a campanha do Chuchu esfria depois dessa. Só não sou capaz de apostar, pois não duvido que a mídia não derá a mínima bola para essas acusações."


Bem, primeiramente, a nota do Noblat não cita Geraldo Alckmin e nem a própria matéria da IstoÉ o faz. Desse modo, não dá para entender porque o “comentarista” do Blog do Dirceu diz que a reportagem jogaria uma “pá de cal” na candidatura de Alckmin e não na de Serra, que, afinal, era o que parecia poder estar prestes a acontecer, tanto pelo que estava escrito na nota do Noblat como pela manchete da IstoÉ.

Em segundo lugar, o “comentarista” parecia saber que o PT estaria de posse (ou em vias de possuir) de material que pudesse relacionar a máfia das “sanguessugas” a Geraldo Alckmin (no caso, o material que o primo de Luiz Antonio Vedoin, o chefe da tal máfia, ainda pretendia vender para o PT), já que ele sugere que o PT aguarde primeiro as repercussões da matéria contra Serra, para, depois, dependendo do comportamento do “chuchu”, como ele mesmo diz, ver se usaria ou não o tal material.

Tudo bem, não foi o Dirceu que “previu” o que estaria para acontecer. Mas ele acreditou e achou “interessante”, segundo suas próprias palavras, o que escreveu o “comentarsta” Samuel – tanto que decidiu publicar o comentário enviado por ele. Ou será que o comentarista teria sido orientado a enviar o comentário? Talvez “Samuel” seja um pseudônimo de alguém muito mais bem informado do que o resto dos mortais. Bem, tudo é possível, quando se trata de política e de crime.

No comments:

Post a Comment